SindiSaúde participa de Seminário Regional Jornada de Trabalho e Assédio

SindiSaúde participa de Seminário Regional Jornada de Trabalho e Assédio

O SindiSaúde de Passo Fundo e Região sediou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o Seminário Regional Jornada de Trabalho e Assédio da CUT Regional Planalto. O evento contou com a presença de lideranças de sindicatos filiados à CUT-RS de toda a região.

No turno da manhã, o Seminário contou com a participação da procuradora do Ministério Público do Trabalho – MPT/RS e gerente nacional do Projeto Sindicalismo e Diversidade da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical do MP (CONALIS), Dra. Cristina Benedetti, que falou sobre Sindicatos e o combate ao assédio moral e sexual nas relações de trabalho. “40% das mulheres brasileiras relatam já ter sofrido assédio sexual no trabalho. Desse grupo, 60% afirmaram que não reportaram o ocorrido. Outro dado preocupante é que há pesquisas que mostram que as mulheres sofrem cinco vezes mais assédio sexual no trabalho do que os homens”, disse.

A procuradora falou sobre os diferentes tipos de assédio como o moral interpessoal, moral organizacional, assédio religioso, eleitoral, sexual e em razão de gênero. Destacando como os diferentes tipos de violência são enfrentados pelos trabalhadores e que tipos de ações os sindicatos podem tomar para prevenção, conscientização e apoio às vítimas.

Já na parte da tarde o Seminário contou com a participação da coordenadora da Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE, Lúcia Garcia, que falou sobre “A luta pela redução da jornada de trabalho”.

Lúcia explicou como a geração atual de trabalhadores está exaurida devido à grande carga horária de trabalho e os baixos salários e como isso se reflete na saúde da população. Destacando como a Reforma Trabalhista Brasileira atingiu os trabalhadores que como consequência enfrentam a precarização do trabalho.

O assessor da CUT-RS, João Marcelo Pereira dos Santos, destacou que a CUT continuará a realizar formações nas regionais e sobre a importância da atuação dos sindicatos junto a suas bases.

Por fim, os participantes socializaram ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher e algumas entidades definiram por participar de um ato unificado em Passo Fundo.

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Trabalhadores e trabalhadoras de Passo Fundo se reuniram no Parque da Gare nesta quarta-feira (1º) para um ato unificado...

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, movimentos sindicais e sociais se unem para uma grande celebração...

Na sexta-feira, 25 de abril, o SindiSaúde esteve presente na inauguração do espaço de convivência para os trabalhadores do Hospital de Clínicas de Passo...

Na tarde de segunda-feira (13), o SindiSaúde entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025 para o administrador...