SindiSaúde Passo Fundo

Quem Somos

A fundação do nosso Sindicato, em 14 de maio de 1984, tinha o objetivo de melhorar as condições de vida dos trabalhadores (as) da Saúde de Passo Fundo. Logo após, em setembro de 1984, houve a eleição da primeira direção do SindiSaúde. Foi eleito como presidente o companheiro Jorge Luiz Ponzoni (já falecido). A partir do seu funcionamento, os resultados começaram a ocorrer em 1985 foi fechado o primeiro Acordo Coletivo, no qual ficou garantido aos trabalhadores (as) o Piso e o Reajuste Salarial acima da inflação, os uniformes, quinquênios e outras conquistas. Em 1986, com a criação do Plano Cruzado, o Sindicato Patronal não se dispôs a negociar. Na época era reivindicado, além do reajuste do salário, a jornada de 36 horas. Isto motivou uma greve que durou 42 dias, na qual os trabalhadores (as) das principais empresas de Saúde de Passo Fundo paralisaram suas atividades. Na oportunidade, foi conquistado um reajuste de 172%. Com esta luta, os hospitais cederam e houve a redução da jornada, além de melhorias econômicas, sociais e o fechamento de vários Acordos Coletivos.

A partir disso, dez municípios da região aderiram ao SindiSaúde. Houve greves em Tapejara, Carazinho, Palmeira das Missões, Getúlio Vargas e Soledade por melhorias nos salários e nas condições de trabalho. Palmeira das Missões também foi palco de grandes mobilizações, culminando em avanços econômicos no salário, redução da jornada de trabalho para seis horas diárias e conquista de uniformes, entre outros.

Após muitas lutas, em 1989 o Sindicato estendeu sua base para mais 30 municípios. Com a união de todos, houve mais conquistas: a qualificação dos trabalhadores através de cursos, adicional noturno de 45%, repouso e refeições.

Essa é apenas uma pequena amostra da história vitoriosa do SindiSaúde. Os anos 90 e até 2012 foram marcados por muito trabalho e lutas por direitos que a Constituição Federal garante a cada cidadão e por novas conquistas para os trabalhadores (as) da Saúde. Sabemos que ainda há muita luta pela frente rumo aos nossos muitos objetivos. Chegando aos 30 anos, o SindiSaúde valendo-se do amadurecimento obtido ao longo do tempo e das batalhas, tem consciência de que é necessário alimentar ainda mais a busca pela valorização do trabalho e do trabalhador (a) da Saúde com a ampliação dos direitos.

Enfim, o nosso Sindicato se confunde, não apenas com a trajetória dos trabalhadores (as) da Saúde, mas com a trajetória de todos os trabalhadores (as) brasileiros (as). Isto porque sempre priorizou os seus fundamentos nos direitos constitucionais do cidadão, principalmente no que diz respeito aos direitos trabalhistas. A consequência, como se pode observar, é a solidez e o respeito que o SindiSaúde tem perante todas as esferas da nossa sociedade. Ou seja, nosso Sindicato sempre teve posição. E a sua posição sempre foi ao lado dos trabalhadores (as) da Saúde, defendendo-os nos seus interesses individuais e coletivos.

"Avançar, consolidar e vencer! Este é nosso lema. Venha junto com o Sindicato fazer uma história de novas conquistas e realizações."