Na última segunda-feira (20), representantes do SindiSaúde de Passo Fundo e Região participaram de uma reunião promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) em Porto Alegre. Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes para os profissionais da área da saúde, incluindo a violência no ambiente de trabalho, assédio moral e condições laborais.
Um dos principais encaminhamentos foi a decisão de realizar uma audiência pública para discutir a violência contra os profissionais de saúde. O evento ocorrerá no plenarinho da Câmara dos Deputados Estadual, em Porto Alegre, no dia 19 de fevereiro, das 14h às 17h. A audiência é aberta a todos os profissionais interessados e busca construir soluções conjuntas para esse problema que afeta trabalhadores da enfermagem em diversos setores.
Além disso, foram levantadas questões relacionadas ao assédio moral praticado por chefias e à falta de condições adequadas de trabalho. A representante do SindiSaúde Maria Tedesco destacou, que levou à reunião relatos de profissionais sobre a carência de pessoal e a precariedade em algumas áreas. “A principal função do Corem é a fiscalização do exercício profissional, mas acreditamos que, o trabalho em conjunto com os sindicatos possibilita enfrentar ou ao menos, minimizar problemas enfrentados pelos profissionais de enfermagem”, afirmou.
Outro ponto discutido na reunião foi a digitalização das carteiras profissionais de técnicos, auxiliares e enfermeiros. A partir de março, as carteirinhas não serão mais físicas, e os profissionais poderão acessá-las de forma digital. O Corem já está fazendo os encaminhamentos necessários e disponibilizando informações em seus canais oficiais.

Atividades junto à FEESSERS
Na terça-feira (21), a diretora do SindiSaúde, também participou de uma atividade de conferência da documentação contábil da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS). Representando o SindiSaúde e integrando o conselho fiscal da Federação, Maria esteve ao lado do também conselheiro fiscal Adelar José Lorscheiter, diretor do Sindisaúde de Santa Rosa, analisando e revisando os documentos financeiros. “Foi um dia de muito trabalho, mas é importante para garantir a transparência e a boa gestão da Federação, que é uma entidade estadual da qual o sindicato também faz parte”, destacou Maria.
A participação do SindiSaúde em eventos como esses reforça o compromisso com a defesa dos direitos dos profissionais da saúde e a busca por melhorias nas condições de trabalho e no exercício profissional.
