O SindiSaúde de Passo Fundo e Região reuniu na última quinta-feira, 17 de outubro, com associados, imprensa e convidados para a comemoração dos seus 40 anos. A celebração foi realizada no salão social do Macalé Eventos.
O encontro contou com a participação de diretores do SindiSaúde e com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Valdirlei Castagna. “É uma grande satisfação estar comemorando os 40 anos de história de luta dessa entidade sindical. Desse Sindicato que a gente acompanhou a história desde sua fundação, sabemos de sua importância não somente para os trabalhadores que atuam aqui, por ser o principal instrumento de defesa e luta pelos 40 anos, mas também por sua atuação no cenário estadual e nacional”, pontuou.
A presidente do SindiSaúde, Fabiana Biondo, deu boas-vindas aos participantes destacando a importância da presença dos associados para celebrar a trajetória de luta do Sindicato.
Durante a cerimônia, ocorreu uma homenagem a uma das associadas mais antigas do Sindicato no município, sendo entregue um troféu a Vandir da Silva pelos 36 anos de sócia do Sindicato.
De acordo com Terezinha Perissinotto, uma das lideranças que participou desde criação do Sindicato, um dos momentos mais importantes que marcaram a história da entidade foi a greve de 1986 quando todos os trabalhadores paralisaram as atividades por 42 dias em Passo Fundo. Após essa greve outras cidades também buscaram seus direitos e dessa forma foi ampliada a base de atuação do SindiSaúde. “Em Carazinho travamos muitas lutas, conquistamos direitos, mas há alguns desafios ainda a serem enfrentados e somente com a união dos trabalhadores vamos conseguir vencer”, pontuou.
Atualmente o SindiSaúde abrange 63 municípios da região norte do estado. São associados do Sindicato, trabalhadores de nível básico e técnico que atuam em hospitais, clínicas, residenciais geriátricos e terapêuticos, postos de saúde, consultórios médicos e odontológicos, entre outros.