A campanha Fevereiro Roxo foi criada como forma de conscientizar a população as doenças de Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Essas doenças não têm cura, mas segundo o Ministério da Saúde, há estratégias para o controle dos sintomas que estão disponíveis e permitem que os pacientes convivam com essas condições. Em todas elas, o diagnóstico precoce é crucial para atrasar e controlar os sintomas de forma eficaz.
Fevereiro também é mês de combate à Leucemia, representada pela cor laranja, a leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. A campanha alerta sobre a prevenção e a importância da doação de medula óssea.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de leucemia por ano. A informação pode ser encontrada no documento Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil.

Seja solidário, saiba como ajudar:
– Espalhe informações para combater o preconceito e a desinformação.
– Demonstre empatia com quem convive com essas doenças, oferecendo apoio e compreensão.
– Estimule o diagnóstico precoce, pois o acompanhamento médico e o tratamento adequado ajudam a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Juntos, podemos tornar o mundo mais consciente e solidário!
Se não houver cura, que haja acolhimento e respeito!