O dia 28 de maio chama a atenção para duas campanhas importantes voltadas para a saúde da mulher: Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.
A data Internacional busca chamar a atenção sobre os problemas de saúde comuns na vida das mulheres, como: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade, mostrando através de dados de mortalidade.
Já a data Nacional alerta sobre a mortalidade materna. Segundo o Ministério da Saúde cerca de 8 mil mulheres morrem a cada ano devido a complicações relacionadas à gravidez; as desigualdades de nível socioeconômico, gênero, etnia, escolaridade, local de residência e idade aumentam o risco de morrer durante a gravidez, parto ou puerpério; 9 em cada 10 mortes maternas são evitáveis com acesso oportuno a cuidados maternos baseados em evidências, incluindo contracepção; a pandemia da Covid 19 causou um retrocesso de 20 anos nos indicadores de saúde materna na região.
Acesse o site do Ministério da Saúde e saiba mais!