SindiSaúde Passo Fundo

O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro busca chamar a atenção sobre o racismo no Brasil. Promovendo a discussão sobre a igualdade de oportunidades, principalmente para as mulheres negras. 

O Estudo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado em julho, mostram que os casos de racismo no Brasil tiveram aumento de 68% em 2022. Foram registradas 2.458 ocorrências no último ano. Em 2021, houve 1.464.

Em menor proporção, a quantidade de notificações por injúria racial também aumentou no país. Foram 10.990 no último ano, ante 10.814 em 2021.

Funcionalismo público

No que tange o mercado de trabalho do setor  público um estudo revela que, mesmo sendo a maioria da população brasileira, as pessoas negras representam menos de 15% do total de cargos de tomada de decisão do executivo federal. 

Outro fato que merece destaque é o abismo salarial entre homens brancos e mulheres negras em cargos de gestão no serviço público. Uma mulher negra ganha um salário 33% menor que um homem branco, ocupando a mesma função.

Por outro lado, os dados indicam um aumento de 153% no número de pessoas pretas que ingressaram no setor. 

Confira AQUI o vídeo produzido pelo SindSaúde – Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde de São Paulo que apresenta algumas expressões do vocabulário racista.