Trabalhadores e trabalhadoras de Passo Fundo se reuniram no Parque da Gare nesta quarta-feira (1º) para um ato unificado em celebração ao Dia do Trabalhador. O evento, organizado pela CUT, sindicatos filiados e parceiros, além de movimentos sociais, mesclou reivindicações trabalhistas com apresentações culturais, reforçando a importância da união das categorias.
Durante o ato, lideranças sindicais destacaram as principais lutas da classe trabalhadora. Os diretores da CUT Regional Planalto, Dario Delavy (SindBancários), Rogério Barbosa (SINTEE) e Terezinha Perissinotto (SindiSaúde), destacaram a necessidade de mobilização coletiva para conquistar melhores condições de trabalho.Presente no evento, a presidente do SindiSaúde Fabiana Biondo, chamou atenção para as longas jornadas que afetam a saúde dos profissionais.
Entre as bandeiras levantadas, ganharam destaque a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais, o fim da exaustiva escala 6×1, o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, a regulamentação contra a pejotização e a taxação de grandes fortunas como forma de reduzir desigualdades sociais. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Gilberto Godoy Boeira, também reforçou em seu discurso a luta pela valorização profissional.
Além dos discursos, o evento contou com atrações artísticas, incluindo shows dos músicos Ricardo Pacheco e Marcelo Pimentel e uma esquete teatral encenada pelo ator Miraldi Junior, do Grupo Ritornelo, unindo cultura e militância.





