A diretora do SindiSaúde de Passo Fundo e Região e também representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), Terezinha Perissinotto, esteve na última quarta-feira, 20 de março, em Bagé/RS. Terezinha participou de um curso de Formação Sindical para diretores do SindiSaúde Bagé.
O evento contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, Milton Francisco Kempfer e do diretor financeiro da entidade, Carlos Airton Weber dos Santos.
Na parte da manhã Terezinha Perissinoto coordenou o debate fazendo, inicialmente, uma reflexão com os diretores, usando como simbolismo uma árvore, que é “formada por galhos e folhas, frutos, porém precisa ser nutrida em suas raízes com tudo que ela consegue tirar da terra, a nossa luta precisa ser nutrida com leitura, formação coletiva, debates e difusão de ideias”. Após este exemplo, a dirigente sindical fez uma reconstituição histórica da luta das mulheres para superar a sociedade patriacal onde as mulheres sempre foram reprimidas em seus talentos, sendo dado a elas um papel de reprodutoras e cuidadoras de seus filhos e familiares. Isso se comprova inclusive na saúde onde a maioria das cuidadoras são mulheres, disse ela.
De acordo com a presidente do SindiSaúde de Bagé, Ana Dell Pino, os diretores consideram de extrema importância saber o que estão defendendo e poder olhar para as atividades sindicais com uma nova visão.
No turno da tarde foi abordado a importância da saúde mental, contando com a participação de psicólogas que destacaram a importância da qualidade de vida no trabalho e fora dele, para que os trabalhadores possam ter momentos de descanso e lazer.
O assessor jurídico do Sindicato, Luiz Henrique Braga Soares, explicou aos participantes sobre a estrutura sindical, dos níveis de organização, importância do custeio, alertando sobre a responsabilidade de representar o sindicato dentro da empresa e fora dela.
A postura dos dirigentes sindicais também foi um assunto abordado pela presidente do SindiSaúde de Bagé, pelo presidente e pelo diretor de finanças da Federação. Por fim, a atividade também contou com a participação do diretor do Sindicato dos Municipários de Bagé, Clodoaldo Fagundes, que relatou a dificil situação enfrentada pelos trabalhadores municipários.






Fotos: Inara Claro/ Comunicação Feessers