Diretora do SindiSaúde participa de Encontro Nacional do Comitê Brasileiro de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos

Diretora do SindiSaúde participa de Encontro Nacional do Comitê Brasileiro de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos
img-1

A diretora do SindiSaúde, Terezinha Perissinotto, esteve representando a FEESSERS – Federação dos Empregado em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul no Encontro Nacional do Comitê Brasileiro de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), realizado na última terça-feira, dia 29, em São Paulo.

Terezinha também integra a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNS), como diretora de Assuntos de Gênero, Raça, Diversidade e Juventude. O evento, que celebrou o Dia Internacional dos Cuidados e Apoio, abordou temas como a igualdade de acesso aos serviços públicos, a importância dos cuidados para toda a sociedade e os caminhos necessários para a construção de um Plano Nacional de Cuidados. O Brasil é um dos países da região que vêm discutindo a criação desse plano, um processo que está sendo acompanhado de perto pelos membros do comitê e pelas entidades sindicais filiadas à ISP, incluindo a CNTS.

Além disso, o encontro reforçou a importância da ratificação da Convenção 190 da OIT, que visa garantir aos trabalhadores o direito de se afastar de situações que representem “um perigo iminente e grave para sua vida, saúde ou segurança, devido a violência e assédio, sem sofrer represálias”. A Convenção 190 define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameaças que resultam em danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos aos trabalhadores afetados, estipulando que os Estados-membros devem promover um ambiente de tolerância zero a atitudes prejudiciais por parte dos empregadores, assegurando a proteção e o respeito aos direitos dos trabalhadores.

Fonte: CNTS

Imagens: Pedro Cânfora

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS